Conheça 7 motivos para você abrir sua própria empresa

Como organizar uma empresa pequena? 4 passos fundamentais - IDEBRASIL

 

Entre os cinco países que compõem o BRICS (Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul), de acordo com o Sebrae, o Brasil é o que abriga as melhores condições para o empreendedorismo e apresenta os números mais animadores. Segundo o estudo Global Entrepreneurship Monitor, 71% dos empreendimentos nacionais surgem por oportunidade e 28% por necessidade. Ou seja, há mais gente criando negócios pelo prazer de empreender do que por falta de opções no mercado.

E você? Quando vai tirar aquela ideia da gaveta e empreender? Você está preparado para gerar seus próprios resultados e crescer por suas próprias ações? Está precisando de um bom motivo? Então comece vendo estes 7 motivos para abrir sua própria empresa:

1. Decidir seu próprio destino

Apesar de todas as dificuldades que os empresários enfrentam, especialmente no Brasil, o controle sobre suas próprias decisões é uma das mais fortes razões para não desistir. No seu próprio negócio, é você quem decide de que forma deverá agir, se deve experimentar e se arriscar. Assim como, está sob sua responsabilidade todas as consequências da sua escolha. Imagine ter a liberdade de pensar processos, produtos e serviços totalmente inovadores, sem ter um chefe para impedir seus experimentos, ou atividades enfadonhas de curto prazo para entregar?

2. Decidir sua rotina

No seu próprio negócio, é você quem decide de que forma quer trabalhar; como quer se vestir, quais são os processos, quais os perfis de clientes quer atender… A escolha de onde quer trabalhar (em casa, na praia, no hotel, no café da esquina…), sem as preocupações com um número de horas preestabelecidas por contrato CLT. Você organiza sua própria rotina, da maneira mais produtiva e motivadora!

3. Escolher seus sócios e funcionários

Ao empreender, você terá domínio sobre quem serão as pessoas que estarão contigo como sócios e, juntos, vocês decidirão quem contratarão para a equipe de funcionários. Com isso, diminuem as chances de ter surpresas desagradáveis como incompatibilidades de valores e engajamento. A gente é muito mais motivado quando trabalha com as pessoas que gostamos ou nos identificamos. Ao escolher seus sócios e funcionários, você pode formar parceiros e amigos que lutarão por um objetivo comum sem competições mesquinhas.

4. Aprender constantemente

Além das habilidades técnicas que já possui, ao empreender você precisará buscar conhecimento em administração, gestão de pessoas etc. Você precisará estudar o mercado e estar em constante atualização, pois a competitividade é grande. Isso já te fará um profissional melhor. Além do desenvolvimento técnico, a movimentação do mercado e a competitividade te farão, naturalmente, exercitar sua criatividade. Você buscará inovar – e terá liberdade para isso -, sem que ninguém te reprima. Se você gosta de estudar, este também é um forte motivo para abrir sua própria empresa. O aprendizado nunca acaba.

5. Usar sua criatividade

O limite da criatividade, da quebra de paradigmas e da experimentação de ideias “fora da curva” estará em suas mãos. No seu empreendimento, é você que decide o que quer fazer para incrementar seus negócios. Você poderá deixar fluir as ideias e se cercar de pessoas que o ajudarão a idealizar e prototipar processos, produtos, serviços etc.

6. Contribuir mais com a sociedade

Se você é uma pessoa socialmente consciente, por meio de seu empreendimento será possível oferecer uma contribuição maior à sociedade. Além de gerar empregos, você pode, por exemplo, oferecer e incentivar o consumo de produtos ambientalmente sustentáveis. Há inúmeras formas de fazer mais pela sociedade com um empreendimento, como prestando serviços gratuitos a uma entidade filantrópica, empregando pessoas que normalmente são excluídas do mercado – ex-presidiários, pessoas transgênero – etc. Você define de que forma pode ajudar – e isso é gratificante.

7. Ter mais chances de prosperar

Todos os seus esforços, experiência e energia estarão voltados para o seu negócio. Se você está cansado de dar o seu máximo e ter um reconhecimento financeiro aquém do que merece, então empreenda! Se o seu negócio for bem-sucedido – e você terá muita motivação para que isso aconteça – as chances de prosperar financeiramente aumentam consideravelmente. O tamanho dos seus resultados dependerão do tamanho da sua ambição e do esforço que você fará para alcançar as suas metas.

Ideias para abrir um negócio com pouco dinheiro

Iniciar o seu próprio negócio está ficando mais simples com a ajuda da web. Para quem está buscando abrir sua empresa é possível encontrar, na internet, um mundo de opções para investir e empreender. No entanto, é preciso saber definir qual será a melhor forma de aplicar o seu dinheiro de acordo com sua experiência e, principalmente, área de atuação. Portanto, ideias para abrir um negócio com pouco dinheiro são sempre bem-vindas!

Atualmente existem milhares de negócios que podem ser iniciados com um baixo valor inicial. Você está com vontade de empreender e possui poucos recursos para começar? Confira as dicas e ideias que selecionamos para ajudá-lo nessa jornada!

Agência de marketing digital

Muitos empresários locais não possuem uma presença digital forte em seus segmentos. Isso faz com quem deixem de aproveitar todos os frutos que o negócio pode gerar através da internet. O modelo desse negócio é bem simples: criar endereços virtuais para empresas e comércios locais, oferecendo soluções como criação e desenvolvimento de websites, bom posicionamento nos motores de busca, monitoramento das redes sociais do empreendimento, etc.

A criação de sua agência demandará pouco investimento, uma vez que seu quarto ou escritório poderá servir como a base principal da empresa. O principal investimento inicial deverá ser em capacitação própria — busque especialização em cursos e workshops.

Coordenador de projetos digitais

A internet é uma excelente alternativa para a criação de um negócio com pouco dinheiro, principalmente se você já possui experiência profissional na área em que vai empreender. Se você tem familiaridade com a área de TI, é possível atuar no segmento coordenando os projetos de seus clientes, administrando e dando consultoria – via chat ou Skype, por exemplo. O investimento é ideal para quem já possui uma experiência e deseja abrir uma empresa de tecnologia.

Para encontrar clientes de forma prática, o empreendedor – para obter melhores resultados – deverá investir em ferramentas de marketing como o FaceAds e o Google AdWords. Com um baixo investimento é possível obter bons resultados, mas é recomendável realizar um curso básico sobre a ferramenta que utilizará para saber explorar ao máximo suas capacidades.

Consultor de lojas virtuais

O mercado de lojas virtuais é um dos mais crescentes do país. Quem possui experiência em gestão pode lucrar bastante ao investir na área. A ideia aqui é criar uma empresa de consultoria para oferecer a seus clientes, as lojas virtuais, soluções para que eles atinjam os melhores resultados.

As possibilidades são enormes, principalmente se você focar em empresas que ainda não criaram seu e-commerce, mas consideram essa ideia como forma de expandir seu negócio. A sua empresa poderá atuar nesse momento, oferecendo ao seu cliente todo o suporte necessário em relação às melhores práticas, tendências, ferramentas e tudo mais. No entanto, é preciso possuir um conhecimento prévio na área de e-commerce, nas plataformas mais utilizadas e de gestão.

Cursos online

Se você possui mais de 10 anos de experiência em sua área, é possível transformar esse conhecimento em curso online. E o melhor, é possível faturar bastante com isso. Cada vez mais as pessoas têm utilizado a internet para aprender. Além disso, o mercado de Ensino à Distância (EAD) está cada dia mais evidente no país.

Crie um curso online rico solucionando problemas de sua área e o ofereça através de um website próprio. O curso poderá ser em formato de apostilas eletrônicas ou de videoaulas. E para saber quanto cobrar ou a forma como esse curso poderia ser realizado? A dica é fazer uma pesquisa de mercado buscando por cursos semelhantes, à distância, em sua área de atuação. Não se assuste caso você não encontre nenhum: esse pode ser um excelente sinal!

 

Fonte: conube.com

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